Histórico

2007

A Academia Brasileira de Direito Civil é fundada por trinta e um civilistas.

2008

A ABDC realiza seu primeiro encontro – o I Fórum de Debates – e o “II Simpósio sobre Direito Civil: Novos Caminhos”. São aprovadas as 20 primeiras Declarações de Interpretação.

2010

Em novembro de 2010, a Academia firma uma parceria com o Instituto da Banca, Bolsa e Seguros da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e realiza o “Curso de Direito Securitário Brasil e Portugal/União Européia”, simultaneamente com seu II Fórum de Debates, na cidade do Rio de Janeiro. Para a vaga aberta em razão do falecimento do Dr. Antônio Junqueira, é eleito Mário Delgado. São aprovadas mais 08 Declarações de Interpretação.

2011

A Academia realiza seu primeiro evento em São Paulo, em parceria com a FMU. Dr. João Calvão da Silva, Catedrático de Coimbra, é admitido como Membro Internacional da Academia. No III Fórum de Debates, 14 novas declarações são aprovadas. O evento conta com presença de um representante da Universidade de Salamanca. São recebidos e apresentados, durante o Congresso, 10 trabalhos da Pós-Graduação.

2012

A Academia realiza seu primeiro evento internacional – o “Ciclo de Conferências Direito Privado Luso-Hispano-Brasileiro” – com três etapas: São Paulo, Coimbra e Salamanca. Na etapa em São Paulo, ocorre o IV Fórum de Debates, onde são aprovadas novas 07 Declarações de Interpretação. Oito trabalhos da Pós-Graduação são apresentados e, posteriormente, os dois melhores são levados à Coimbra e Salamanca. A Academia assina Convênios de Cooperação Acadêmica com a Universidade de Coimbra e com a Universidade de Salamanca.

2013

A Academia retorna a Belo Horizonte e realiza o “I Meeting dos Profissionais do Direito Privado Brasileiro”, evento que abriga um seminário sobre o 10 anos do Código Civil; a apresentação de trabalhos da Pós-Graduação; e o V Fórum de Debates. É apresentado o projeto da Olimpíada do Conhecimento Jurídico. Seis Declarações de Interpretação são aprovadas. Dr. Rodolfo Pamplona é eleito e assume como membro Acadêmico Fundador, na vaga deixada pelo desligamento da Dra. Heloísa Helena Barbosa. É lançada a Revista da ABDC A Academia realiza em parceria com a Notorium, o “I Congresso Intercontinental de Direito Civil”, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. A Academia assina Convênio de Cooperação Acadêmica com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

 

2014

A Academia realiza no Rio de Janeiro o “II Meeting dos Profissionais do Direito Privado Brasileiro”, com o tema “Responsabilidade Civil e Seguros na Pós-Modernidade”. Durante a reunião da Academia, seis Declarações de Interpretação são aprovadas. Ocorre a “I Olimpíada do Conhecimento Jurídico”, na qual a Universidade Federal de Juiz de Fora se sagra como vencedora. São apresentados oito trabalhos da Pós-Graduação. Ocorre o “II Congresso Intercontinental de Direito Civil”, na cidade de Campina Grande, na Paraíba. A ABDC participa, em parceria, do “22º Simpósio Nacional de Direito”. São eleitos para as vagas originadas pelo pedido de desligamento, os Drs. Melhim Namem Chalhub e Paulo de Tarso Sanseverino. A Academia assina Convênio de Cooperação Acadêmica com a EMERJ, a AMPERJ, o IPEJA e a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. Os Drs. Eugênio Llamas Pombo, Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Salamanca, e André-Jean Arnaud, da Université de Paris X, são admitidos como Membros Internacionais da Academia.

2015

O “III Meeting dos Profissionais do Direito Privado Brasileiro” ocorre no Rio de Janeiro, com o tema “O Direito Civil e o Novo CPC”. Seis Declarações são aprovadas. Tomam posse os Drs. Melhim Namem Chalhub e Paulo de Tarso Sanseverino. A Academia decide ampliar o quadro de Acadêmicos Fundadores para 35 membros. Na “II Olimpíada do Conhecimento Jurídico”, a vencedora é a UERJ. A Academia lança a obra: O Direito Privado Brasileiro interpretado pela Academia Brasileira de Direito Civil. “III Congresso Intercontinental de Direito Civil”, na cidade de Fortaleza, Ceará. A Academia assina Convênio de Cooperação Acadêmica com a Faculdade de Direito de Hamburgo – Alemanha e a OAB/RJ.

2016

A Academia retorna a São Paulo para realizar o “IV Meeting dos Profissionais do Direito Privado Brasileiro”, com o tema “O Código Civil e a Família”, em parceria com o IASP. Cinco Declarações são aprovadas. São eleitos para as quatro vagas abertas, no quadro de Acadêmicos Fundadores, os Drs. Cláudia Lima Marques, Jones Figueiredo Alves, Nestor Duarte e Rosa Maria Andrade Nery. Na “III Olimpíada do Conhecimento Jurídico”, a vencedora é a USP. O “IV Congresso Intercontinental de Direito Civil”, ocorre no Rio de Janeiro. Em novembro, os vencedores da III Olimpíada são recebidos pelo Ministro da Justiça, em Brasília.

Parceiros