O evento realizado em Salamanca espelhou a etapa de Coimbra, tendo sido a cerimônia de abertura presidida pelo Presidente Científico da Academia Brasileira de Direito Civil e pelo Vice-Decano da Faculdade de Direito.
A etapa em Salamanca se desenvolveu também com quatro painéis: no primeiro, o Dr. Eugênio Llamas Pombo, catedrático da USAL, abordou aspectos da responsabilidade civil contratual e extracontratual na Espanha; em seguida, o Presidente Administrativo da ABDC, Dr. Roger Silva Aguiar, discorreu sobre o fenômeno do medo como um dos elementos formadores da responsabilidade civil hodierna.
O segundo painel, sustentado pelo Presidente Científico da Academia e pela Dra. Eva María Martínez Gallego (USAL), vislumbrou as dificuldades relativas ao consentimento informado e as questões atinentes à resolução do contrato no direito brasileiro.
No dia 17 de outubro, o primeiro painel teve como tema central a questão da responsabilidade civil no campo do direito de família e foi apresentado pelo Membro-Acadêmico Dr. Guilherme Calmon Nogueira da Gama e pela Dra. Nieves Martínez Rodríguez (USAL). O último painel teve como temas os contratos assistenciais na Espanha e a influência do valor da dignidade humana na nova configuração do contrato no direito brasileiro.
Também à semelhança de Coimbra, foram realizadas a apresentação de trabalhos da pós-graduação – dois brasileiros e um espanhol – e um workshop entre os professores brasileiros e espanhóis para a discussão da proposta de formação de grupos de estudo tripartites e outros projetos.
Roger Silva Aguiar – Actividads de riesgo – El miedo.
Guilherme Calmon Nogueira da Gama – Responsabilidad civil en las relaciones familiares.
Sylvio Capanema de Souza – Los contratos y la dignidad humana.
Evento: Ciclo de Conferências – Direito Privado Luso-Hispano-Brasileiro / Etapa Salamanca