A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi a grande campeã da I Olimpíada do Conhecimento Jurídico, evento promovido pela Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC) – que integra o II Meeting dos Profissionais de Direito Privado – que aconteceu no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 26 de setembro. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ficou com a segunda colocação e a Universidade Cândido Mendes e Universidade Federal Fluminense, empataram na terceira posição.
Com o objetivo de estimular o estudo e a pesquisa do Direito Privado nas Faculdades de Direito públicas e privadas do Brasil, o evento reuniu, nesta primeira edição, oito universidades. Durante dois dias, equipes formadas por graduandos em Direito competiram entre si participando de provas, envolvendo modalidades de conhecimento doutrinário, legislativo, com provas escritas e orais, com e sem consulta, defesa e elaboração de teses.
As equipes foram avaliadas com o mesmo critério de provas aplicadas pela OAB – todas monitoradas e examinadas por uma banca de examinadores composta por desembargadores e professores membros da Academia Brasileira do Direito Civil e da OAB-RJ.
“O evento marca o ano, que é histórico para a academia. Nosso objetivo de criar um evento jurídico que não se limitasse a conferências foi concretizado pela ABDC. A Olimpíada do Conhecimento Jurídico voltada para universitários foi um sucesso e mostrou a competência dos futuros advogados”, destaca Roger Silva Aguiar, presidente administrativo da ABDC. Ele acrescenta que a academia pretende aprimorar, continuamente, o evento nas próximas edições, “com novas propostas e desafios para os participantes”, finaliza.
O Desembargador Sylvio Capanema de Souza, que participou da banca examinadora, ressalta: “O resultado da Olimpíada do Conhecimento Jurídico me convenceu de que as equipes participantes são o futuro do Direito Civil no Brasil. Nenhum advogado experiente faria tão bem as peças apresentadas na competição. É uma juventude que tem tudo para representar, ética e moralmente, a sociedade brasileira”, conclui Capanema.
Para os participantes, a experiência foi única, como relata Maria Thereza Grandeni, líder da equipe vencedora, UFJF: “As provas foram diversificadas e esse foi o maior desafio que já enfrentei. Fomos surpreendidos pelo bom nível das equipes. Individualmente, é uma conquista, especialmente por ter participado pela primeira edição da Olimpíada”. Thereza complementa que iniciativas como esta servem para alertar as universidades de que o direito civil precisa ser valorizado no Brasil.
Resultados da Olimpíada do Conhecimento Jurídico/2014:
Premiação por equipes
1º colocado: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
2º colocado: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
3º colocado: Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Cândido Mendes –
Premiação na modalidade Escrita
1º colocado: Universidade Cândido Mendes
2º colocado: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
3º colocado: Universidade Salvador (UNIFACS)
Premiação na modalidade Sustentação perante Corpo de Jurados
1º colocado: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
2º colocado: Universidade Redentor
3º colocado: Universidade Salvador (UNIFACS)
Premiação na modalidade Conhecimento de Legislação
1º colocado: Universidade Federal Fluminense (UFF)
2º colocado: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
3º colocado: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Premiação na modalidade Conhecimento Doutrinário
1º colocado: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
2º colocado: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
3º colocado: Universidade Salvador (UNIFACS)
Equipe vencedora – UFJF
Maria Thereza Grandeni (Líder de Equipe)
Lucas de Oliveira
Vítor Cantarino
Marcus Felipe de Castro
William Rezende Jr.
Marta Resende
Marina Lili Lucena
Maria Luiza Gonçalves
Evento: Olimpíada do Conhecimento Jurídico – 2014