Notícias Voltar

NOTA DE FALECIMENTO – ACADÊMICO FUNDADOR DR. SYLVIO CAPANEMA DE SOUZA

23.06.2020    

É com grande pesar que a Academia Brasileira de Direito Civil, recebeu a notícia do falecimento de seu Ilustre Membro Acadêmico Fundador, Dr. Sylvio Capanema de Souza, aos 82 anos, na noite deste sábado, 20.06.2020, no Rio de Janeiro.

Dr. Sylvio Capanema de Souza, possui um extenso currículo. Formado em Direito, pela Faculdade Nacional de Direito em 1960, exerceu a advocacia por 33 anos. Em 1994, ingressou na Magistratura pelo quinto constitucional como juiz do Tribunal de Alçada, e no ano seguinte tornou-se desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

No mês de abril de 2008, aposentou-se pelo advento da idade limite constitucional, após exercer diversos cargos no TJ/RJ, tais como de 1º e 2º vice-presidente, membro efetivo do órgão Especial, e do Conselho da Magistratura, Presidente da 10ª Câmara Cível, por uma década, em que fazia parte na época o desembargador Luiz Fux, hoje Ministro do STF. Ao se aposentar fundou o escritório Sylvio Capanema De Souza Advogados Associados.

Atuou na área do Direito Civil e Empresarial, e foi um dos grandes nomes do Direito Imobiliário, tendo exercido, de 1970 a 1994, o cargo de consultor jurídico da Associação dos Proprietários de Imóveis do Rio de Janeiro e da Confederação das Associações de Proprietários de Imóveis do Brasil. Ele foi coautor do projeto de lei que foi convertido na Lei de Locações (Lei 8.245/91).

Além da magnifica carreira na magistratura, e advocacia, Dr. Sylvio Capanema, foi um brilhante professor de Direito Civil e Internacional Privado, e autor de diversas obras.

A Academia Brasileira de Direito Civil, lamenta profundamente a perda de seu Ilustre Acadêmico e manifesta os sinceros sentimentos de pesar aos familiares.

A Academia, por ordem de seu Presidente Científico, Dr. Ricardo-César Pereira Lira, e da Presidência Administrativa, Dr. Roger Silva Aguiar, observará o período de luto por sete dias.

Parceiros