O XII Congresso Intercontinental de Direito Civil, uma das maiores referências em eventos do ramo jurídico do mundo, regressa ao Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC). Durante dois dias, conceituados juristas do Brasil, Portugal e de Espanha, debatem temas relacionados com o Direito Privado contemporâneo. O congresso conta com mais de 200 participantes e cerca de 40 palestrantes.
O Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni da UC, João Nuno Calvão da Silva, admitiu estar preocupado com o atual panorama social. “Algo vai mal na humanidade quando temos uma divisão tão acentuada entre os cidadãos que leva a fenómenos de violência ao ponto de tirar vidas inocentes”, considera. “Os radicalismos ocupam o espaço daquilo que nos une, que é a moderação.”
Para João Nuno Calvão da Silva é urgente reverter a situação, dando como exemplo a “lição de Coimbra” e o próprio congresso. “É pela ciência e pela cultura que aqui viemos ouvir os melhores da academia brasileira e da academia portuguesa, num sinal de paz social”, conclui.
Esta edição do Congresso Intercontinental de Direito Civil é realizada em homenagem póstuma a Ricardo César Pereira Lira, Presidente Científico da Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC), “grande e respeitadíssimo professor, que marcou o direito civil nacional e internacional”, considera a Presidente Científica da ABDC, Rosa Maria de Andrade Nery. Relativamente ao congresso, a responsável está segura de que será possível “aprender, estreitar laços de amizade, de comunicação e de intercâmbio de ideias.”
Na cerimónia de inauguração, o Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Direito da UC, António Pinto Monteiro, tomou posse como Membro Internacional da ABDC. Apresentado pelo diretor da Academia Sino-Lusófona da UC, Rui de Figueiredo Marcos, António Pinto Monteiro proferiu depois uma Palestra Magna sobre o tema “Autonomia Privada e Responsabilidade Civil”. Para a Presidente Científica da ABDC, esta nomeação “marca o início de uma experiência cultural que inauguramos no XII Congresso Intercontinental de Direito Civil.”
Na sessão de abertura, marcaram também presença o Membro do Conselho Geral da UC, Pedro Costa Gonçalves; o Presidente do Tribunal da Relação de Coimbra, Jorge Loureiro; o vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Lopes; o CEO do Grupo Notorium, Allan Christyan; e o Presidente Administrativo da Academia Brasileira de Direito Civil, Roger Silva Aguiar.
O congresso é coorganizado pela Academia Brasileira de Direito Civil, pelo Grupo Notorium e pela Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra.
Fonte: https://noticias.uc.pt/artigos/universidade-de-coimbra-acolhe-12-edicao-do-congresso-intercontinental-de-direito-civil/
Reportagem: Ana Bartolomeu – Karine Paniza
Fotos: © DC | DCOM