A Academia Brasileira de Direito Civil – ABDC, realizou no dia 17 de outubro de 2023, dois grandes eventos na EPM – Escola Paulista da Magistratura, na cidade de São Paulo, que foram: a Cerimônia de Posse de seu novo membro fundador, Dr. Rodrigo Azevedo Toscano de Brito, e a abertura da X Olimpíada do Conhecimento Jurídico.
Ambas as solenidades foram presididas pela acadêmica e Presidente Científica da ABDC, Dra. Rosa Maria Borriello de Andrade Nery, e pelo acadêmico e Presidente Administrativo, Dr. Roger Silva Aguiar, que saudaram o novo confrade, dando boas vindas em nome de todo o corpo de acadêmicos da instituição.
Em seguida, Dr. Roger Silva Aguiar, apresentou aos presentes o currículo do Dr. Rodrigo Toscano, destacando os títulos de doutor e mestre em Direito Civil Comparado pela PUC-SÃO PAULO, Professor de Direito Civil na graduação e pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba, e advogado. Ocupa também os cargos de conselheiro federal da OAB pela Paraíba, e preside a Comissão Nacional de Direito Civil do CFOAB.
Em seu discurso de posse, Dr. Rodrigo Toscano, após prestar o juramento, e assinar o termo de posse, iniciou dizendo que “aquele era um momento de grande alegria e satisfação, pois ingressara em uma instituição de relevante contribuição para o universo civilista, que preserva a memória e obra dos civilista brasileiros, além de ser uma associação de pessoas que prezam a amizade e a boa convivência, e que tem como propósito pesquisar, promover, e desenvolver o direito privado, congregando para tanto estudiosos nacionais e estrangeiros que trabalham com a convicção de que o aperfeiçoamento do direito privado – o direito do cotidiano humano – resultará em uma sociedade mais justa e solidária”.
Em seguida, enfatizou a importância que os professores exercem na carreira de cada um, e em particular dos professores civilistas que foram relevantes em sua decisão de se tornar civilista, destacando a professora Maria Helena Diniz, que o orientou na pós-graduação, destacando também a sua grande satisfação em estar ocupando a vaga do ilustre membro acadêmico, professor Arruda Alvim, seu professor na pós-graduação, falecido em 2021.
Em seguida, Dr. Roger Silva Aguiar, Dra. Rosa Maria Borriello de Andrade Nery, e Dr. Carlos Eduardo de Andrade Maia (Coordenador da Olimpíada em São Paulo), saudaram e deram boas vindas aos discentes das onze instituições de ensino superior de todo o país, que participaram da X Olimpíada do Conhecimento Jurídico, e com um discurso motivador deram início a competição. Participaram desta edição da Olimpíada equipes das seguintes IES: