Notícias Voltar

NOTA DE FALECIMENTO: ACADÊMICO FUNDADOR DR. ZENO AUGUSTO BASTOS VELOSO

18.03.2021    

É com grande pesar que a Academia Brasileira de Direito Civil, comunica o falecimento de seu Ilustre Membro Acadêmico Fundador, Dr. Zeno Augusto Bastos Veloso, aos 76 anos, nesta quinta-feira, dia 18/03/2021, em decorrência de complicações causada pela COVID-19, durante a pandemia.

Dr. Zeno Augusto Bastos Veloso, foi um grande jurista, notário, professor, e político. Foi Deputado Estadual e Secretário de Justiça do Pará. Lecionou Direito Civil e Constitucional na Universidade Federal do Pará (UFPA), e da qual recebeu o título de notório saber, e da Universidade do Amazonas, que lhe conferiu o título de doutor honoris causa. Foi tabelião de Notas do 1º Ofício de Belém de 1966 ate 2018.

Participou da elaboração das constituições estaduais do Pará e do Amapá, tendo sido relator-geral da Assembléia Constituinte do Pará. Foi assessor da 2ª vice-presidência da Assembléia Nacional Constituinte e integrou a comissão de juristas que assessorou o relator do projeto do Código Civil de 2002 na Câmara dos Deputados.

É membro fundador da Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC), do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), e membro da Academia Paraense de Letras.

Em 2014 foi lançado o livro Direito Civil Constitucional e outros Estudos em Homenagem ao Prof. Zeno Veloso, organizado pela professora da UFPA Pastora do Socorro Teixeira leal e que contou com a colaboração de reconhecidos civilistas e constitucionalistas do Brasil e de Portugal, como Luiz Edson Fachin, Carlos Mário da Silva Velloso, Maria Berenice Dias, Carlos Roberto Gonçalves, José de Oliveira Ascensão, Luís Roberto Barroso, José Gomes Canotilho e Jorge Miranda.

A Academia Brasileira de Direito Civil, lamenta profundamente a perda de seu Ilustre Acadêmico e manifesta os sinceros sentimentos de pesar aos familiares.

A Academia, por ordem de seu Presidente Científico, Dr. Ricardo-César Pereira Lira, e da Presidência Administrativa, Dr. Roger Silva Aguiar, observará o período de luto por sete dias.

Clique aqui para assistir o vídeo em homenagem ao Dr. Zeno Augusto Bastos Veloso.


As informações referente ao currículo e carreira do Dr. Zeno  Augusto Bastos Veloso, foram obtidas no Wikipédia.

Parceiros